Quanto custa fazer fertilização in vitro no Brasil?

Muitas pessoas sonham em ter um filho, porém, enfrentam o problema da infertilidade. As técnicas de fertilização in vitro trouxeram esperanças para os casais que têm dificuldades em ter filhos, contudo, apesar dos avanços dos últimos anos, o procedimento ainda é muito caro, o que dificulta muito a vida das pessoas que desejam realizar esse tipo de tratamento.

Fertilização in vitro no Brasil

A fertilização in vitro é um procedimento caro em qualquer lugar do mundo, porém, no Brasil o custo das técnicas que combatem a infertilidade podem variar de R$600,00 a R$15.000. O preço varia de acordo com o método utilizado, e também de região para região. Entretanto, para a maioria das famílias brasileiras é muito difícil arcar com os custos de um tratamento para combater a infertilidade.

Tratamentos gratuitos para combater a infertilidade

Alguns hospitais públicos brasileiros realizam procedimentos de fertilização in vitro gratuitamente, contudo, no Brasil inteiro são apenas 09 hospitais que realizam o tratamento para quem não pode arcar com os custos de uma reprodução assistida. (fonte: Globo). Obviamente esses hospitais públicos não conseguem atender toda a demanda, o que torna ainda mais complicada a vida de quem precisa de um tratamento de reprodução assistida.

fertilização in vitro nova técnica

Por que a fertilização in vitro é um tratamento tão caro?

Médicos dizem que a fertilização in vitro é um procedimento de altíssima tecnologia, e que a cultura especial onde os embriões se desenvolvem é muito cara. Além disso, segundo os médicos, os medicamentos e hormônios utilizados no tratamento são extremamente caros, e os profissionais que realizam os procedimentos precisam ser altamente treinados.

Tudo isso em conjunto torna o tratamento contra a infertilidade algo muito caro e distante da realidade da maioria dos brasileiros.

Uma esperança: novo método pode tornar a fertilização in vitro mais barata

Pesquisadores desenvolveram na Universidade de Oxford um novo método que consiste em realizar uma triagem de embriões durante o processo de tratamento contra a infertilidade. Essa triagem permite a escolha de um embrião com maiores chances de sucesso, o que torna o procedimento mais rápido e mais barato.

O que a nova técnica faz é apontar o número de cromossomos bem como outras informações biológicas importantes acerca do embrião, e ela faz isso a um custo muito mais baixo que os métodos convencionais de fertilização in vitro.

Segundo especialistas, ainda são necessários outros testes para verificar se realmente o novo método é eficaz, contudo, já nasceram bebês graças a aplicação das novas técnicas.

Conclusão

O problema da infertilidade é algo que causa muito incômodo e sofrimento em muitas pessoas. Casais que sofrem com infertilidade precisam dar apoio um ao outro, e se desejarem realizar um tratamento de fertilização in vitro, precisam estar conscientes de que precisarão ter paciência e perseverança para enfrentar todos os desafios que esse tipo de tratamento traz.

O novo método de fertilização pode ser uma esperança para muitas famílias, que se sentem desanimadas por causa dos altos custos que envolvem um tratamento para combater a infertilidade.

Você sabe mais alguma novidade acerca de novos métodos de tratamento contra a infertilidade? Deixe o seu comentário!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS...

Deixe o seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *